Nas entrelinhas do Epitáfio

belgium-2628337_1920

 

“A melhor banda de todos os tempos da última semana” é o nome do álbum da banda Titãs, formada no ano de 1982, que abriga a  canção Epitáfio, o single desse álbum é o objeto de nossa analise.

Apesar de não constar em nenhum verso da letra, Epitáfio deixar claro que se trata de lamentos e arrependimentos de alguém estampado em sua lápide, como sugerido pelo titulo da canção.

*

Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer

*

O sentimento de culpa é comum e pode ser observado em toda parte, o mundo está repleto de pessoas que sentem-se mal por algo que  deixaram de fazer. Assim o sentimento pode causar um sofrimento maior, o desafio consiste em se manter no momento presente, olhar o mundo como ele é de fato, sem a sombra do que foi ou do que poderia ter sido;

 *

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria

E a dor que traz no coração

*

Ninguém conhece a dor do outro e nem jamais conhecerá, o máximo será experimentar algo semelhante, o sofrimento é único em cada um. Aceitar as pessoas como elas são, consistem em não limitar nossas experiências com as pessoas. Nossa tendência de esperar que o outro seja aquilo que idealizamos, reforçam o sentimento de culpa no futuro, já que dedicamos tempo e energia em fazer com que o outro aja conforme nossas expectativas, causando sofrimento no futuro quando se percebe que foi em vão.

 * 

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar

*

 Há quem acredite em acaso e se apegue a ele no intuito de justificar os acontecimentos, talvez como uma forma de se esquivar da responsabilidade e por consequente da culpa, é melhor deixar ao acaso, já que há outras culpas a serem lamentadas nessa reta.

*

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos

Com problemas pequenos

Ter morrido de amor

*

Trabalhar para viver ou viver para trabalhar? Há quem se realize trabalhando, mas também há quem se arrependa disso. Há quem trabalhe menos porque prioriza a vida, as relações.

Independente das escolhas que se faça é sempre importante estar ciente  do que escolheu para a vida e da vida que optou em ter (se for uma opção), mas é valido lembrar que a família exerce uma grande influência em nossas escolhas, no que seremos. Somos ensinados que é importante ter responsabilidade e que essa só vem com a prática do trabalho, porque é ele quem molda o ser.

*

Queria ter aceitado

A vida como ela é

A cada um cabe alegrias

E a tristeza que vier

*

Acredito que aqui o individuo queria dizer que, independe das decisões que foram por ele feitas, que elas não foram de grande influencia como ele acreditou, que as alegrias e as tristezas vieram, independente do que ele tenha feito.

*

 O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar

*

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

*

Certa vez, em uma de suas crônicas, Machado de Assis citou um dito popular “De pensar morreu um burro”, no qual mencionar haver uma interpretação equivocada, onde o animal estava morrendo e aproveitou então para repensar a vida. Eis aqui a o que acredito ser a razão que desencadeou todo o pensamento saudosista do sujeito da canção. Ao certo que seus maiores arrependimentos e sentimentos de culpa são oriundos da dedicação extrema na perfeição cotidiana que não se deixou envolver, sobre tudo pelo sol.

***

Referências:

Editora Ática (2005). Fuga do Hospício e outras crônicas. São Paulo, SP:
Machado de Assis.

https://www.letras.mus.br/titas/48968/

Deixe um comentário